O INCONFUNDÍVEL CHARME DE UM BRASILEIRO
Aqui nos Estados Unidos, existe um show chamado "Dancing with the Stars" (Dançando com as Estrelas).
Pessoas se inscrevem para dancar com alguém famoso (acredito que alguém me disse que existe no Brasil coisa semelhante). E entao é feito o concurso.
Ultimamente todo lugar que eu ia, um americano me perguntava: "Ah, você e brasileira? Esta acompanhando o Hélio na Dança com as Estrelas?"
Na verdade eu nunca havia visto esse programa, e resolvi começar a ver. Afinal, se despertava a atenção desses americanos que me perguntavam, se era alguém do meu Pais, eu queria ver.
Comecei a assistir então toda semana. Na verdade eu peguei esse programa na 5a. semana, e ele vai ate 9 semanas.
Acho que eu nem precisava saber quem era o Hélio Castroneves. Quando vi seu rosto diante daquela multidão de dançarinos e dançarinas, eu pude enxergar o seu sorriso aberto. O Brasileiro quando sorri, e como uma porta que se abre. São braços que se estendem. Difícil, muito difícil explicar em palavras.
Alias, quase impossível para uma pessoa de qualquer outro Pais, poder entender o que e ser Brasileiro.
O Brasileiro tem aquele apelo tão próprio, que o sentimento aparece em seu sorriso, em seus gestos, em sua espontaneidade.
Hélio Castroneves e corredor de Formula Indy. Mora em Indianápolis. Resolveu participar desse concurso de dança, sem nunca ter dançado (e Brasileiro, precisa? risos).
Contratou uma professora de dança, e começou a aprender. Junto com a professora famosa, estavam três profissionais da dança, dois homens e uma mulher, que participaram também em seu treinamento.
Cada programa eles tinham que apresentar com a(o) parceira (o) três danças. E o júri, formado de alto nível profissional, os julgava.
A cada semana eu não acreditava no que via. Hélio estava cada vez melhor. Recebia notas altas dos jurados. O aplauso efusivo do publico.
E olhando em seu rosto eu sentia um imenso, imenso carinho por ele, mesmo sem conhece-lo. Porque ele mostra aquela naturalidade tão brasileira! Brincadeiras espontâneas. Humor aparente. Sorriso no rosto. E alem de tudo, mostrou uma capacidade de dançar espetacular!
A cada semana crescia dentro de mim aquele desejo de vê-lo campeão. ( ele é corredor de formula Indy e já foi campeão duas vezes).
Esta semana foi a finalissima. Ficou entre ele, e um outro casal (ela, era uma das Spice Girls - lembram? Melanie Brown). Que tambem dancava muito bem!
Ali estava o Hélio com sua parceira, para a ultima dança.
E dançaram como nunca! Esse homem nao dançava: voava no chao. Parecia etéreo. Fez uma apresentacao maravilhosa!
E ele foi anunciado o vencedor!
Senti-me muito feliz com essa vitoria, porque sei que os americanos puderam enxergar aquele "algo mais" que nos brasileiros temos. Algo que vem da alma mesmo. E que ninguem pode explicar, mas somente sentir.
Esse homem tem uma simpatia natural, e absoluta! Conquistou nao somente o juri, mas todo o povo que estava ali assistindo. Um carisma inconfundivel.
De todas as dancas que eles fizeram durante essas semanas, escolheram essa abaixo para a "finale", e foi essa que o fez campeao! Essa apresentacao foi a ultima antes da "finale". Assistam e vejam as notas do juri! Vejam ate o fim do video, onde as notas aparecem.
Essa jurada (moca) foi DIFICILIMA de dar uma nota boa para alguem. Ela era sempre a MAIS EXIGENTE. Todos tinham aquele medo do julgamento dela. Assim um tipo "Ze Fernandes" do Silvio Santos, lembram? (risos)
PARABENS HELIO CASTRONEVES POR ESSE BANHO DE BRASIL, POR SUA ESSENCIA, POR FAZER VIBRAR NOSSOS CORACOES!
Mary Fioratti