15 maio 2011




PUXA UMA CADEIRA AÍ,
VAMOS CONVERSAR?



Click here to read this post in English:
  • THE SOUND OF A HEART


  • click on all pictures to enlarge
    (clique nas fotos para aumenta-las)



    Todos os dias nos deparamos com milhares de pensamentos em nossa cabeça Acordamos de manhã já com as ideias em funcionamento, e muitas vezes antes de levantarmos já estamos pensando o que vamos fazer. Já acordamos pensando, e pensando, e pensando...
    Ao caminho da cama até o chuveiro, ou mesmo do chuveiro até a hora de sairmos de casa, quantos pensamentos correm pela nossa cabeça!
    Pensamentos de trabalho, de família, pessoais, sentimento de amor, de saudade, de alegria, ou de tristeza, tudo isso em minutos relâmpago

    Um dia desses estava lendo um artigo que dizia que o ser humano tem por dia aproximadamente 60.000 pensamentos, e que 48% desses pensamentos são negativos. Fiquei impressionada com isso, e o que isso pode ocasionar no nosso dia a dia.

    Ninguém é perfeito, eu sei. E muitas vezes é difícil evitar ter pensamentos negativos diante de uma situação. Mas quanto mais pensarmos negativamente mas teremos aquela influencia tão ruim dos nossos próprios pensamentos e as coisas por si so tornar-se-ão piores do que estão.



    No meu criado-mudo tenho um Calendarinho da seita Seicho-No-Ie que me foi dado pela minha irmã. Ali, dia a dia, ha bons pensamentos, e frases positivas. Todos os dias quando acordo, viro aquele calendarinho, as vezes ainda meio sonolenta, e leio a mensagem do dia. Muito importante é colocarmos pensamentos bons dentro de nós.

    Todos os dias que vou escovar meus dentes sorrio para o espelho. É um habito que tenho tido em minha vida toda. Mesmo quando não acordo bem, ou com dor de cabeça, ou desanimada, ou aborrecida com algo, eu sorrio para o espelho. É impressionante sentir como um simples gesto assim pode nos fazer sentir melhor. Um sorriso, assim como um simples pensamento tem um grande impacto em nossa mente e em nosso corpo.
    E notar como nosso corpo responde aos nossos pensamentos, do mesmo modo que responde a nossas emoções.



    Li também algo interessante que dizia: "Pense em algo que você ama. Como você se sente? Agora pense em algo que você detesta. E em seguida, pense outra vez naquilo que você ama. Como você se sente? Todo seu corpo sente as mudanças dependendo do que você esta pensando."

    Muitas vezes vemos pessoas que pensam negativo o tempo todo. Vocês já com certeza tiveram na vida um amigo negativo, ou uma pessoa com quem trabalha, que sempre pensa negativo. Perceberam que quase tudo na vida daquela pessoa e complicado? É como se houvesse um emaranhado de pensamentos e situações dentro dela. E ela não soubesse como desatar isso.

    Tive uma pessoa com quem trabalhei que era assim. Ele sempre chegava reclamando do transito, do tempo, do serviço, dos telefonemas, do salário, da mulher, dos filhos. Quando eu via o Joe, sabia que eu tinha que ter uma "extra" vibração positiva para cumprimenta-lo. Ele de certa forma sempre se irritou um pouco com a minha alegria. Como se sempre perguntasse intimamente: "Esta feliz por que?"

    Sou grata, muito grata a todas as coisas que Deus me deu. Nesses meus anos de vida (que não sou poucos) passei por situações muito difíceis, mas muito dificeis mesmo... mas sempre tentei ter em frente de mim um quadro com uma linda paisagem. Sempre tive dentro do meu carro um CD com minhas musicas preferidas. Um livro na minha cabeceira. Uma flor no meu vaso. Um canarinho para eu me dedicar. Um vizinho para eu conversar. Uma amiga para telefonar ou escrever. Um abraco para dar (ou para pedir).

    E Jesus no banco do lado do meu carro. É verdade. O meu trabalho no periodo da manha, chego em 10 minutos pois é pertinho de casa. Nesses 10 minutos eu coloco Jesus ao meu lado, e vou conversando com Ele, agradecendo, contando a Ele as novidades, e as vezes ate me irrito com ele (rs). E brigo, e digo: "Veja Jesus, assim nao da!".

    Todos os momentos difíceis que eu passei eu me esforcei muito para não me dominar com pensamentos negativos.

    Lembro-me de um livro que li, "Pollyanna" de Eleanor H. Porter. Esse livro conta a historia de uma menininha que após a morte de seus pais vai viver com sua tia.
    Pollyanna não é uma criança comum, é uma criança "extraordinária", com uma desconcertante alegria de viver!
    Ela muda radicalmente a vida de uma cidade inteira.

    Sempre me identifiquei muito com esse personagem na parte de sua alegria. Sempre tive uma alegria de viver muito grande, e meu amor pela vida suplanta qualquer sofrimento. A certeza de que Deus esta sempre comigo, onde eu for, me ajuda a enfrentar tudo.

    Lógico que eu tenho as vezes pensamentos negativos. Mas os espanto rapidamente, fazendo alguma coisa que gosto, ou me concentrando em alguma coisa.

    E sempre procuro dizer aquilo que sinto. Quando se fala com o coração, dificilmente se erra.

    Como Pollyanna sempre tiro o MELHOR DA VIDA, o sumo doce de todos os momentos, onde os guardo cuidadosamente dentro de mim, como num cofre sagrado. Os momentos tristes eu tento não lembrar e apenas deixar enterrados no passado e que me sirvam de lição para melhorar algo em meu presente.

    Quando chego no meu trabalho todos os dias, eu chego sempre feliz. Feliz por estar chegando, por ter um trabalho. Por ser saudável, poder andar, enxergar e sentir.

    Estamos nessa vida por pouco tempo, então o melhor é gastarmos esse tempo de um modo positivo.
    A verdade é que pensamentos positivos tem resultados positivos. Negativos, nos desgastam terrivelmente.

    Algo que li também e que achei interessante e desde então eu comecei a fazer: um curto diário dos bons pensamentos. Sentar 5 minutos cada dia e escrever coisas boas que teve em seu dia. Não precisa ser longo. Apenas conciso.
    Coisas que gosta de lembrar. Eu como adoro escrever, para mim e fácil (e também adoro reler).

    Sei que não é fácil ter bons pensamentos quando algo acontece que nos tira do eixo.
    Lembro-me que uma vez, num dia de chuva muito forte, minha filha havia saído com sua amiga. De repente o meu celular tocou, e era ela. Ela gritava no telefone, e a ligação caia. E eu fiquei paralisada... e dizia: "O que aconteceu, minha filha?" E ela: "Um acidente com meu carro, estou na highway..." e ela chorava e gritava - e a linha caia. Liguei para meu marido que é super calmo, e ele disse: "Mary, vai com muita calma, não sabemos o que aconteceu, não antecipe maus pensamentos."

    Sai com meu carro completamente controlada, (até eu estranhava essa reação) e no caminho fui rezando e pedindo a Deus que me levasse onde ela estava (nem sabia por onde estava indo). E comecei a me forcar a ter bons pensamentos, dizendo para mim mesma: "nada aconteceu, ela esta bem". Fui me acalmando, dirigindo naquela chuva que mal podia enxergar. E fui pegando um caminho atrás do outro, como se estivesse sendo dirigida (hoje acho que fui mesmo!). Tudo estava bem. E percebi como me senti vitoriosa por ter me controlado com bons pensamentos e não ter me desesperado.

    Deixo aqui alguns pensamentos que gosto muito:

    "O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo"
    Norman Vicent Peale

    "A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão."
    Massimo Bontempelli

    "A imaginação é como um braço extra, com o qual você pode agarrar coisas que de outra forma não estariam ao seu alcance."
    Sartre.

    "Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."
    Mahatma Gandhi

    "As melhores e mais lindas coisas do mundo não podem ser vistas, sequer tocadas. Devem ser sentidas com o coração."
    Hellen Keller


    Alem das boas palavras, lembrem-se sempre que o poder do coração é tão grande quanto o poder do cerebro. Depende do qual mais nós usamos. Esse pensamento é da Mary Fioratti!

    Dizem que o coração bate 40 milhoes de vezes ao ano.
    Eu acredito que o meu, bate muito, muito mais. (Haja emoção!).

    E termino com um pensamento que aplico todos os dias da minha vida:

    "Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo."
    Liang Tzu







    Mary Fioratti

    07 maio 2011


    (eu no colo de minha mae, e ao lado minha irma - clique na foto)


    O LIVRO INVISIVEL DE MINHA MAE



    A cada dia tem algo que me lembra você, seja em qualquer coisinha pequena… um calendário da Seicho-No-Ie, seu caderninho de receitas…
    Tenho um caderno de receitas que você me deu quando casei, e na primeira pagina você colocou: “Receita de Feijão”… Ai você escreveu direitinho como se fazia feijão
    Então, de repente eu lembrei um dia, você na cozinha, e você chegou bem perto de mim e falou baixinho: “ninguém sabe do meu segredo, mas eu coloco uma colherzinha de maisena no caldo do feijão para engrossar”…
    E você nem escreveu essa dica no caderno…(risos).

    Somente alguém pode entender o verdadeiro valor de uma mãe quando a perde. Enquanto ela esta viva, as lembranças estão ali com ela. Mas quando ela morre, parece que as lembranças começam a florescer, e começamos a entender tantas coisas que não entendíamos… A mãe deixa um legado de vida, que a cada ano eh mais e mais entendido Eh como se ela tivesse escrito indiretamente um livro diário de ensinamentos através de suas atitudes, de seu carinho, desprendimento, amor, e de repente nos vemos virando as paginas invisíveis desse livro, a cada dia que passa. Alias, parece mais um livro de receitas. A receita de viver, de entender, de aceitar.
    E quando temos um filho, eh maior ainda o entendimento do amor de uma mãe, e começamos a perceber tudo aquilo que nossa mãe fez por nos.
    Você mãe, era assim: A gente podia estar de qualquer jeito, com qualquer cara, e você dizia assim: “Como você esta linda!”. Sempre estava a levantar nossa moral, fazendo com que a gente se sentisse tão gente!
    Um dia desci a escada de casa vestindo um maio. Então você olhou para mim e disse: “Nossa, que corpo lindo!”. Aquela época eu era gordinha… e você me achava o máximo…mãe!
    Somente uma mãe nos acha o máximo, entende nossos medos, não leva a mal o que falamos, lê os pensamentos…

    Assim era você mãe, procurando sempre uma formula magica para nos fazer felizes.
    Que fosse no seu feijãozinho temperado, no arroz branquinho, naquele xuxu com molho branco, na torta de frango, no pudim de leite condensado, ou no manjar branco.
    Ou sentada no sofá, fazendo a barra de nossas calcas jeans…
    Daquela bala de coco que você fazia e eu ficava na cozinha um tampão puxando-a com você…
    Levantando de seu soninho da tarde, com aquele penhoarzinho cheio de botões na frente, cheirando a leite de colonia. Sentava para tomar café meio sonada, com aquele seu sorriso meio desmaiado de sono.

    Ainda me lembro de voce no espelho, colocando seus cremes,o pó de arroz da Cashmere Bouquet (a cor era Rachel), e aqueles batons vermelhos, que ficava tentando acertar o contorno de sua boca. Depois, o colarzinho, sempre o colarzinho e o brinquinho, extremamente feminina. O perfume “Charlie”…
    O creme de limpeza da Ponds.

    No calor você sempre gostava de calca branca, que colocava com suas blusinhas estampadas. Sandálias abertas, sempre mostrando seu pé tão bem feito.

    Você era o símbolo da feminilidade, mãe!

    Que saudade sinto de você nesse momento.
    Uma saudade física, de lhe dar um abraço muito apertado, de sentir seu cheiro, de ouvir seu riso.
    De olhar para seu rosto e ver aquele seu olhar extremamente bondoso.
    De entrar em casa e vê-la tricotando no sofá, aqueles lindos paletózinhos de tricô, cheios de lacinhos e rococós Eu adorava ir com você no Bazar Estrela comprar rococós, e lacinhos… como eu curtia!
    Depois de ver suas criações… de todas as cores. Quanto capricho. E quantos pensamentos iam juntos com aqueles casaquinhos… pensamentos que você tinha enquanto tricotava.

    Que vontade tenho hoje de vê-la andando no jardim aparando suas rosas, e conversando com elas. Cuidando de seus antúrios no nosso terraço.

    Das suas mãos carinhosas, dos seus passinhos miúdos.

    Sua inocência formou um foco de luz em minha saudade.
    Seu riso alegre, alto, esta na minha memoria estampado.
    Seu rosto suave. Terno. Sua beleza espiritual.

    Hoje mãe, eu queria dizer especialmente que te amo. Te amo de verdade mesmo, com todo meu coração e alma.

    Quero dizer hoje, reafirmar isso, porque eh Dia das mães Mas saiba que esse mesmo sentimento me toma, todas as vezes que abro seu livro invisível Nele eu enxergo sua bondade, tenho o exemplo de sua paciência, e muitas palavras que você me disse que nele ficaram gravadas.

    Orgulho-me de ter vindo de seu ventre. De ter sido embalada pela sua alma e pelo seu amor.

    Feliz dia das mães, mamãe! Onde você estiver. Obrigada por ter me gerado, e ter me dado vida!

    E por esse maravilhoso livro invisível que esta bem guardado no armário do meu coração.


    Mary Fioratti