15 julho 2008



SABEDORIA DE VIDA
(Um encontro com a alma)



Hoje estava a pensar nas coincidências dessa vida. Essas coincidências que Deus fica rindo por trás porque "pensamos ser coincidências".

Uma pessoa que encontramos em nosso caminho. Um novo emprego. Uma situação que não é esperada. Mesmo uma derrota em algo nos traz alguma lição que mais tarde iremos compreender.

Tudo que acontece em nossa vida tem um proposito. Deus muitas vezes mostra a vida de uma forma diferente, nem sempre, do modo mais atrativo.

Já notaram que muitas vezes estamos pensando em alguém e essa pessoa nos liga? Ou a encontramos na rua? Ou nos escreve?

Deus misteriosamente traça nossos caminhos... e através desses caminhos dá esses maravilhosos ensinamentos que somente depois compreendemos.

Começo a entender agora melhor o mistério da vida. Sempre preocupei-me excessivamente com tudo: com a educação de minha filha, com meu emprego, com minha família, com meus amigos. Eu achava que tinha o controle de tudo, e somente eu poderia fazer o mundo feliz. E quando isso de alguma forma não acontecia, eu sofria muito. E até me culpava.
"Eu poderia ter feito isso"... "ah! se eu tivesse falado aquilo!"....

O tempo me ensinou tantas coisas! A idade vai chegando, e com ela procuramos incessantemente uma verdade interior que se pensarmos sempre esteve ali, porem não foi acordada. Queremos um alimento para a alma. Queremos passar todos esses ensinamentos.

Hoje percebo com tanta profundidade e certeza de que todos nós nessa vida estamos em um barco. Esse barco é dirigido por uma Mão Maior. E que temos que acreditar!



Confiar nas manobras desse barco. Na Mão Maior que se estende em nossa direção quando dela precisamos. Muitas vezes não entendemos por que um emprego não dá certo, ou por que aquela viagem não saiu... não percebemos a razao que não deu certo um negócio, e nos frustramos.

No entanto, as Mãos de Deus guiam nossa vida e a dirige de acordo com o que precisamos aprender. E esse aprendizado é infinito. As licoes se apresentam diariamente em nossa vida, onde temos que lidar com o contato humano, a treinar nossa humildade.

Sinto hoje, nessa mudança gradativa, uma confiança muito grande dentro de mim. Uma certeza de que nada nesse mundo pode ser mudado de acordo com nosso desejo. Que não tenho o poder de controlar tudo.

Através das lições que recebemos temos que a cada dia nos tornarmos melhores, mais confiantes.

Precisamos amar a nossa vida, acima de tudo. Perceber as pequenas coisas que se desenham em nossa volta. Sentir o mundo de uma forma única, como se hoje fosse o nosso ultimo dia de vida.

Lembro bem quando sofri um acidente de carro em 1971. Foi um acidente que me deixou uma cicatriz na testa, mas naquele dia eu poderia ter morrido. Foi depois de um baile, estava na frente do carro, e na batida, atravessei o para-brisas e fui parar fora, em cima da parte da frente do carro.
Depois daquele acidente, lembro que eu saia nas ruas e sentia uma grande felicidade por estar viva e poder novamente olhar tudo, sentir ...

Sou uma pessoa que gosta muito de sentir a vida, mas especialmente vou dizer a voces algumas coisas que tenho sentido:

- Há crianças aqui nos EUA que no tempo de verão colocam uma mesinha na calcada em frente de suas casas e vendem limonada. Para elas, se alguém para para comprar um copo, e o "acontecimento" do dia! Sempre paro para comprar, e me divirto com o comportamento delas. Vou parando o carro e uma cutuca a outra, como se dissessem: "Vamos fazer negócio!"... Então eu peco um copo...fico tomando... e elas se entreolham... Cada copinho eles cobram 10,20 ou 25 centavos. Então eu dou um gole na limonada e digo: "Nossa! isso vale muito mais que esses centavos!" E dou dois dólares e digo: "Podem ficar com o troco". Eles saem correndo para dentro de casa assim: "Mommyyyyyyyyyy!"... (risos).



- Há um caminhaozinho que vende sorvete e entra nos lugares, tocando uma musiquinha...



Adoro ver o rosto das crianças que saem de casa correndo embaladas com a musica, com um dinheirinho na mão, e com aquela expressão feliz em seus rostinhos.

- Um sorriso em um rosto de um velho....



Nesse sorriso...tantos significados. Cada ruga de seu rosto, uma história. E nesse sorriso eu leio sempre um aprendizado, como se me passasse assim um recado: "Olha...vem aqui...vou lhe contar uma historia. A vida vale a pena!"

Quando do dia para a noite...uma flor desabrocha, e vem nos mostrar que a vida recicla. Que o hoje pode não ser aquilo que esperávamos, mas o amanha sempre trará uma surpresa.

Assim nos sentimos um dia: fechados, como uma flor em botão.



E no dia seguinte, desabrochamos e nos abrimos para a vida. Como rosas vermelhas e vivas...



Nao é linda a vida? Aprendi que nessa vida tudo passa. Quando passamos por um momento ruim, devemos sempre lembrar que ele vai passar, assim como tantas coisas passaram por nos tornando-se apenas lembrancas.

Com o tempo percebemos o quanto e importante alimentarmos nossa alma. E esse desabrochar significa encarar de frente as fraquezas, aceitá-las e aprender com elas.

Enquanto lutamos contra a idade, vendo as diferencas em nosso corpo, em nosso rosto, (porque a idade nao perdoa), percebemos que o que se torna mais forte sao as nossas verdades interiores. Aquelas que com o tempo tornaram-se a forte estrura de nosso ser , e a uma certa altura parecem indestrutiveis. Elas sao alimentadas com nossa forca. Sedimentam nossa fé.

Aprender, sempre aprender com todas as pequenas licoes que temos diariamente. Enriquecer nosso interior com sabedoria, principalmente com aquelas pessoas que já viveram e que tem uma bagagem incontestável de conhecimentos.

Estava eu terminando este post, quando recebi de um amigo que é muito especial para mim esse pensamento. Eu o traduzi, e coloco-o aqui (em Ingles e Portugues). Achei muito bonito e profundo, e acho que tem a ver muito com o que sinto. Deixei em Ingles porque por mais que possamos traduzir o sentido nunca é perfeito.
Tony Snow era jornalista do Canal 3 (FOX) e foi convidado a ser o porta-voz do Bush. Afastou-se quando ficou doente e morreu recentemente. Uma grande perda, um homem brilhante.



"The art of being sick is not the same as the art of getting well. Some cancer patients recover; some don't. But the ordeal of facing your mortality and feeling your frailty sharpens your perspective about life. You appreciate little things more ferociously. You grasp the mystical power of love. You feel the gravitational pull of faith. And you realize you have received a unique gift – a field of vision others don't have about the power of hope and the limits of fear; a firm set of convictions about what really matters and what does not. You also feel obliged to share these insights – the most important of which is this: There are things far worse than illness – for instance, soullessness."
(Tony Snow)

"A arte de adoecer não é a mesma do que a arte de curar-se.
Alguns pacientes de câncer se recuperam enquanto alguns não se recuperam. Mas, o sofrimento de encarar sua mortalidade e sentir suas fraquezas aguçam sua perspectiva sobre a vida. Você passa a apreciar certas coisas pequenas de forma mais aguerrida. Você passa a entender o poder místico do amor. Você sente a forca gravitacional da sua fé. E você passa a compreender que tem um dom único - um campo de visão que outros não possuem sobre o poder da esperança e os limites do medo; uma coleção de convicções solidas sobre o que realmente tem valor e o que não tem valor algum. Você, igualmente, sente-se compelido a compactuar estas convicções, e a mais importante delas é a de que que existem coisas muito piores que a doença- por exemplo - a ausência da alma."
(Tony Snow)



Mary Fioratti



29 comentários:

Zé Carlos disse...

Que lindo, minha menina querida. Que pena que nem sempre a gente descobre, ou sente as coisas com facilidade. Eu fui descobrir estas coisas todas depois da segunda vez na UTI. Que pena. Se eu tivesse descoberto antes, talvez nem tivesse ido para a Santa Casa, por outro lado, que bom que descobri nem que fosse a esse preço. Já se passaram sete anos e hoje usufruo daquilo que aprendi.
Você depois da última experiência, tenho certeza de viverá muito melhor e verá o mundo somente sob a luz rosa do prisma da vida.
Beijo mana, te adoro.... Zé

Pelos caminhos da vida. disse...

DEUS está sempre por perto...

Nada acontece por acaso...

Gosto de visitar seu blog...


beijooo.

Menina do Rio disse...

Quanto tempo Mary!
Eu ainda andei por aqui algumas vezes, mas o tempo vai apertando e quando vejo, mal consigo retribuir as visitas que me fazem.
Eu também já passei por uma cirurgia no joelho e até hoje lamento que não posso mais pedalar como antes, coisa que gostio muito de fazer, mas agente se recupera.

Estou muito feliz por te ver de novo e vamos mantendo contato, sempre que der ( o que nem sempre é possivel, rs)

Muito bonito tudo o que escrevestes, (senti uma saudade do verão!) pois é certo que teu amor e dedicação às pessoas salta aos olhos.

O texto de Tony Snow, é lindissimo!

Um beijo imenso pra ti querida
Obrigada por vires me ver

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Mary, li e reli com muita atenção este belíssimo texto, como se o tivesses retirado do meu pensamento... Estamos tão longe e ao mesmo tempo tão perto, na maneira igualzinha de ver a vida e o mundo!... Grata pela tua visita Mary...Beijinhos de muito carinho,
Fernandinha

Anônimo disse...

Olá, Grata fico em ter aqui o meu selito...Penso já ter estado neste lindo cantinho,às vezes me perco que são tantos...

O acaso não existe tudo tem a sua razão de ser...Belo post

Se gostar de pensamentos visite o meu outro espaço...Bem recebida será...

Fique bem, terno meu beijo

Cõllybry

Anônimo disse...

Linda Mary...teu texto me levou às lágrimas, porque vc foi pincelando coisas da vida muito importantes, e neste momento em que a idade avança e vamos cada vez mais nos apropriando de nossas convicções, mas ao mesmo tempo abertos às mudanças do mundo, às vezes surpresos, outras pesando cada passo, escolhendo a cada esquina, e sentindo a mão de Deus a nos guiar o tempo todo. Passei por uma forte decepção e estava tão triste que até a vontade de escrever definhou...mas resisti firmemente, na fé de que tudo passa e o que nos acontece sempre é para o aprendizado; de repente, de onde eu menos esperava veio uma forte ajuda, em forma de carinho e palavras amorosas que me despertaram para a alegria, ressuscitaram a minha inspiração, renovaram os meus sentimentos...e assim vamos todos navegando neste imenso barco que é a vida. Uma noite adorável. Beijos no coração, guida

Ana Maria disse...

Seja bem-vinda amiga. Senti muito sua falta.
Obrigada pela visita.
Agora amiga, nesse exato momento estou com minha mana Odete operada de duas valvulas no coracao.
Ela se encontra na UTI entubada,
com estado grave.
Me encontro um pouco desnorteada.
Preciso muito do apoio de amigos.
Quero que ore por ela.
Beijinhos carinhosos.

alfabeta disse...

Acredito muito que nada acontece por acaso, tudo tem um propósito, Deus sabe o que faz e não nos dá nada que não possamos suportar.

Bjs

Joel Langarika disse...

My dear friend, Sorry for not coming to ur house so often, but am having hard times in this desert that am living now. Just to wish you all the happynes and all the love in the world. Cheers! Joel

Kafé Roceiro disse...

Ei minha amiga,

quanto tempo, né?
Mas é sempre bom ver um comentário seu lá na roça.
Vou postar um filme bacana e acho que você vai, sem dúvida, se emocionar...

Beijos,

Kafé.

Teste Sniqper disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alexandre Lucio Fernandes disse...

Você diz tanto de mim...
Mas definitivamente, você minha amiga consegue ser muito mais sensível nas palavras que eu. E não é gentileza, é a PURA verdade. Teus textos sobre a vida, sobre suas experiências, teus nostálgicos sentimentos. tudo me encanta. Tu pulsa emoção.

Ler você me inspira.
Ah e como.

Texto incrivelmente lindo minha amada amiga.
;)

Beijoss

mundo azul disse...

...são lindas as mensagens que deixou aqui! Vim através de outro blog e fiquei feliz pelo que encontrei!

Voltarei!
Beijos de luz e o meu carinho!!!

adouro-te disse...

Emocionado...
Beijo.

Anônimo disse...

Bom dia minha querida!
Meu cabelo está com fitas marron e fitas bege, inverno é hora de quebrar o loiro kkkkkkkkkk Presteatenção se for fazer em casa, faça primeiro uma pre-pigmentação com vermelho liquido na hora de escurecer o loiro, senão ficará verde amiga kkkkkk

beijos da Beta!

O Profeta disse...

As tuas palavras são bonitas pétalas soltas de uma alma linda...


Doce beijo

Pod papo - Pod música disse...

Você escreve muito bem em portugues apesar de estar morando há tantos anos nos Estados Unidos. Quando você falou das crianças que vendem limonada na porta de suas casas, eu me lembrei de quando eu era criança, eu e minhas irmãs vendíamos "chup-chup" conhecido também como "gelinho" é aquele saquinho plástico que a gente coloca suco dentro dele e depoix coloca no congelador para endurecer. Nós mesmos fazíamos, colocávamos um papel no portão da minha casa escrito "Vende-se Chup-chup" e quando alguém comprava, a gente pulava de alegria e dividia as moedinhas, era muito legal. Eu acreditava em coincidências, hoje não acredito mais. Eu também acredito que Deus arquiteta toda a nossa Vida!

Beijão!

Teste Sniqper disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
nd disse...

Querida Mary:
É sempre tão gratificante vir aqui no teu cantinho. Aqui me alimento de belas histórias, fatos de tua vida, vida esta que aparentemente é tão cheia de alegrias.
Te adoro,
Bjs

Alexandre Lucio Fernandes disse...

boa semana pra ti amada amiga.
Gosto muito de ti.

Beijocas
;D

Anônimo disse...

Mary, minha doce e querida amiga, nem imaginas a felicidade que senti ao receber tua visita no meu espaço. Nem acreditei que eras tu que ali estava, falando de saudade. Senti os olhos marejarem, minha linda! Estou aqui há quase meia hora, lendo os posts que ainda não havia lido. Incrível a facilidade que tens de nos transportar para o teu lar, de nos fazer sentar numa confortável poltrona e nos contar as 'novidades'. Ah, minha amiga, como é bom te ler! Quanta coisa se aprende com tuas lições de vida! Esta postagem de agora, acredite, eu precisava de algo assim, que me desse um novo alento. Coincidência a tua visita? Coincidência a minha chegada aqui justamente nesta postagem? Existe sim, essa 'sincronicidade' que tantos falam, pelo Universo. Os fios vão se entrelaçando e de repente, vemo-nos diante de uma situação que, certamente, tem a Mão bondosa do Pai a nos guiar. Assim aconteceu, meu anjo, e aqui estou, lendo os últimos acontecimentos de tua vida, tirando deles proveitosas lições, e me enternecendo com a tua generosidade em partilhar conosco estas experiências. Tu és, menina linda, um ser humano abençoado, cuja luz se estende para todos nós através desse sorriso lindo que sempre está enfeitando o teu bonito rosto. Há tanta coisa para se dizer das tuas postagens! Mas fico por aqui, minha querida, deixando que tuas palavras simplesmente se aninhem na minha alma e ali floresçam em doces reflexões. Feliz de saber da tua recuperação (a última vez que aqui estive ainda estavas na fisioterapia). Desculpe por tanto tempo sem vir ver-te, amiga linda, mas eu estava vivendo um período não tão agradável na minha vida, e visitar os amigos se tornava, por vezes, impossível.

Que Deus continue a te guardar na palma da Sua mão, meu anjo, dando-te a certeza de seres uma filha especial aos Seus bondosos olhos.

Prometo vir mais vezes por aqui... o período turbulento está a passar...

Deixo-te flores e estrelas tecendo alegrias no teu caminhar, um beijo nesse coraçãozinho tão lindo, e o desejo de que esse teu sorriso tão doce continue a espalhar luzes por todos os lugares para onde olhares.

Te adoro, minha linda amiga!

Liz / Falando de tudo! disse...

Linda muito sucesso pra você, espero que ja esteja em plena forma!
Liz

Menina do Rio disse...

Passando pra te deixar um beijinho
Cuide-se viu?

Kafé Roceiro disse...

Lindona,

sumiu, né?
Tem uma piada enviada por você lá na roça.

Beijos,

O Profeta disse...

Majestosa e altivamente submissa
Uma árvore curva-se à lagoa
Encontrei um arco-íris perdido na terra
Este canto não pára até que a alma doa


Convido-te a olhar os sentires que emanam do altar do Sol


Bom fim de semana


Mágico beijo

nd disse...

Minha querida Mary,
Passei aqui para te desejar um bom fim de semana.
Bjs

Anônimo disse...

Mary querida saudades...cadê os teus lindos textos??? Inspiração sei que vc tem de sobra...vamos minha linda amiga...transbordar este coração...te gosto muito e adoro te ler! Além do que temos algo em comum, a companhia da maquina digital, tb não vivo sem ela e saio fotografando tudo...rsrsrsrs...é bom demais! Uma semana de realizações e alegrias..beijos no coração, guida

Ricardo Rayol disse...

Por isso teu jeito alegre de viver.

Anônimo disse...

Oi Mary

Hoje em especial, apreciei muito seu site. Essas "lembranças de mim" ficaram formidáveis. Ao som de Rain and Tears, ficaram especiais.
Belas reflexões. De que adianta a vida se a alma não evoluir?

Um Abraço
Edimo Ginot