12 agosto 2009



A ARTE DE VENDER




Sempre amei a vida. De uma forma completa, em sua própria imensidão!
Muitas vezes fico pensando o que fazer primeiro, de tantas ideias acumuladas. Quando acordo preciso "arrumar a gavetinha" dos meus pensamentos antes de começar meu dia.
Como uma boa geminiana, começo dez coisas ao mesmo tempo. E muitas vezes tenho a sorte de conseguir terminar algumas.
As outras são intermináveis, e duram meses...(ou anos - risos).

Acreditem ou não, ultimamente estou com três empregos.
Com a economia do Pais, nada boa, faz muito tempo que mantinha meio emprego de meio período procurando um emprego período integral.
Com a Empresa que meu marido trabalha indo para uma quase falência, resolvi partir para a luta.

Então apareceu um perfeito para mim: a tarde. Ou seja: saindo de uma empresa vou para a outra. Trabalhos completamente diferentes um do outro.
E quando estava com dificuldade de encontrar emprego, há tempos atrás, pensei em trabalhar no Shopping Center, em alguma Loja. Distribui meu Curriculum, mas ninguem me chamou.

E de repente tudo chegou ao mesmo tempo: o emprego da tarde, o emprego da noite no Shopping, e continuei mantendo o meu de manhã.
Resultado: hoje estou com três empregos.

É um verdadeiro desafio para minha cabecinha com alguns neurónios vivos...acreditem.
Consigo fazer tudo muito bem, mas ainda continuo achando um desafio.

Na parte da manhã, trabalho para a Sporto Motoring Accessories, onde vendemos através do internet tudo que voces podem imaginar possivel e imaginável para "carros". Coberturas de assentos, lanternas sofisticadas, lugar para colocar o cachorro no carro, grade para cachorro (rs), tapetes, enfim, o americano adoraaaaaa enfeitar o carro! Lido com os pedidos de compras, faturas, resolvo os problemas com os clientes, atendo os telefones, coloco os pedidos, enfim... trabalho ativamente.
Essa empresa que funciona ha 15 anos, pertence a um casal, trabalho na casa deles, e sou a unica Secretária.
Muitas vezes eles saem de férias por uns dias e fico tomando conta do negocio, o que realmente eu adoro. Ai vai o site para voces terem uma ideia:

  • SPORTO MOTORING ACCESSORIES


  • Na parte da tarde, trabalho para a Ohio National Financial. Eles vendem Seguros de Vida, Seguro Saude, Investimentos. Trabalho no setor onde montamos todas as Apolices de Seguros, lidamos com os Agentes, e há milhoes de coisas envolvidas, cheias de detalhes, novos softwares, e tenho aprendido muita coisa!




    E agora... quando eu havia aceitado trabalhar na Ohio National, eis que tenho um convite de trabalho para a The Limited, uma loja do Shopping Center. Sempre pensei (vagamente) na profissão de Vendedora, porque achei que poderia ser algo que eu faria mais tarde, quando tivesse mais idade (embora eu já tenha idade suficiente!rs).




    Então topei! De repente me vi com três empregos... e pensei: será que vou dar conta?

    Para minha surpresa, estou me saindo muito bem nos três E com mais surpresa ainda, estou me saindo muitooooooo bem na The Limited. No começo cheguei meio tímida como vendedora. Meio incerta do que dizer, como dizer. Mil produtos a conhecer. A gente comprar roupa, eh uma coisa. Vender, eh outra. Conhecer o produto, outra. Lidar com o publico, outra...
    São coisas que temos que montar na nossa cabeça de uma forma única, como o engenho de uma maquina.
    Ultimamente sinto que estou começando a vender sopa quente na praia de Cobapacabana (risos).
    Mas para vender bem, eh preciso a gente ACREDITAR no que vende. Saber o que vender, e como vender.
    Eu adoro, mas adoro mesmo, criar um estilo de roupa para uma pessoa. Na verdade não tive nenhum treinamento, mas tenho um tremendo "sentimento" a respeito. Ou seja, me guio pela minha sensibilidade, e pela sensibilidade das pessoas.

    Gosto de gente. Procuro conhece-las. Entende-las. Saber o que estão comprando, para que ocasião, e se eles pedem uma coisa, sempre procuro trazer mais umas três ou quatro que combinam.

    Primeiro, que gosto de conversar. Então sempre entabulo uma conversa sem ser de venda, ou seja, uma conversa sobre o tempo, sobre ser uma mulher e gostar de olhar roupas, depois começo a dizer sobre o novo estilo que esta sendo usado, as cores, e mudo de assunto para outra coisa, depois falo das promoções, então ofereço ajuda para encontrar algo que a pessoa precise. Falo de mim, do meu estilo de procurar roupa.

    É como uma "maquina"... que se aprende todos os modos de ligá-la, ate apertar o botão de funcionamento.
    Um freguês não pode pensar que esta sendo assediado. Ele tem que pensar que NOS estamos muito ocupados, e estamos disponibilizando um pouquinho do nosso tempo para "ajuda-lo". Na verdade, isso eu criei e pressenti. Então sempre estou ocupadíssima, com a mão cheia de roupas, mas sempre "com tempo" para parar e oferecer minha ajuda.

    Hoje chegou uma moca quase na hora de eu ir embora. Ela ia numa festa a noite, e queria que eu montasse para ela uma roupa. Mostrou na camera do telefone dela a fotografia do sapato que ela havia comprado, que era de três cores: marron, bege e preto. Num instante minha cabeça começou a funcionar de uma forma muito rápida Enquanto conversava com ela, minha mente passeou pela loja buscando todas as possibilidades.
    E num instante montei mentalmente três conjuntos diferentes.
    Lá foi ela para o vestiário E fiquei de fora, esperando. Um deles, a calca era marrom, a blusa creme toda drapeada. Foi o qual ela escolheu. Então corri e dei o "toque final" com a echarpe listada de marrom e bege.
    Gente... sabe quando da uma tremenda sensação de capacidade? Foi isso que senti ao ver aquela mulher completamente transformada diante de meus olhos.
    E principalmente, com aquele sorriso nos olhos e nos lábios, de satisfação PLENA.
    Ela havia pedido uma calca marrom, e como ela era gordinha procurei uma daquele tipo stretch (minhas preferidas).
    Ela vestiu e adorou! A calca moldou-se perfeitamente no corpo dela. A blusa ficou perfeita. A echarpe o toque final!
    Ela agradeceu muito, pediu meu nome e disse que voltaria mais vezes para eu montar roupas diferentes para ela.
    Senti-me tão importante.
    Mas foi uma sensação muito gostosa, e muito especial, de poder ajudar uma pessoa, e ainda dar lucro para onde trabalho.

    E quando chego em casa encontro tudo limpinho, e o jantar na mesa, ate com vinho.
    Ate estou pensando em arrumar mais um emprego da meia noite as seis...

    O que vocês acham? (risos).

    Na minha foto desse post visto uma roupa da "The Limited". A flor fui eu quem criou. Sempre gosto de criar coisas diferentes. O "sapato" é o meu preferido. AMO andar descalça. Infelizmente nao posso trabalhar sem sapatos (rs).

    Acho que a moda é a gente que faz. No momento que quer.
    Do jeito que tem vontade. Moldado a personalidade de cada um.

    Nunca usei roupas de "marca". Minhas roupas sempre foram daquelas simplérrimas, mas bem transadinhas... Lembro que no Brasil eu usava calca da INEGA que eu via na bundinha de todo mundo (risos).
    Mas sempre ousei blusas diferentes, com detalhes que eu mesma colocava. Sempre gostei de bijouterias (nunca de jóias! não quero viver preocupada em perde-las).

    E vou dizer a vocês: Eu adoro ser mulher!
    Por isso acho que vou acabar na profissão de vendedora. Gosto de descobrir estilos... e de respeitar preferências
    E o mais interessante é o quanto aprendemos com as pessoas, o que é moda... basta olhar nos olhos, no modo de andar, na expressão, e na conversa, e da aquele "click"!
    É como se criássemos uma nova pessoa.

    Por esse motivo ando sumida. Sei que não tenho visitado nenhum Blog, nem comentado.
    Sinto tanta falta disso! Dessa interação.
    Nem no dia dos pais consegui fazer um post como todos os anos faço para meu pai querido.

    E tenho que admitir, do fundo do meu coração, que meu silencio se deve muito ainda a morte do Michael Jackson. Nunca pensei que seria atingida dessa forma que fui. Senti como uma faca no meu coração Como se ele fosse de minha família. Nossa como sofri. E ainda continuo sofrendo.

    E sem querer selecionar, quero mandar aqui um beijo especial para duas pessoas que amo: Ze Carlos e Edu. Nossa, estou sentindo muita falta de visitar o blog de voces.
    E muita sede de seus escritos, Edu, meu escritor preferido! Ja vi que postou. Devorei o primeiro. Mas ainda nao comentei. Ze, tantas coisas lindas que voce coloca...aquelas que derretem nosso coracao, e aquela suas musicas...awwwww...

    Meus queridos leitores, sempre assiduos! Tenho um imenso carinho por voces todos. Logo volto para a minha energia normal. E vou conseguir administrar meu tempo. Juro proceis.


    Mary Fioratti

    PS: Perdoem a falta de algum acento. Nao tenho teclado especial, e corrijo manualmente.

    30 comentários:

    Ana Suzuki disse...

    Mary querida, não é o seu emprego que é sensacional, você é que é uma mulher sensacional, que faz de tudo um motivo para vivificar coisas e pessoas. Roupas nos cabides são apenas roupas, só são vivificadas quando encontram um corpo que se sinta feliz ao vesti-las. Elas ganham vida e assim justificam o trabalho de todas as pessoas que trabalharam para que tal traje existisse e ficasse disponível e fosse pago com alegria. Esse encanto de bem-servir sai de dentro de sua alma generosa. Sinto
    orgulho em ser sua amiga. Um abraço,
    Ana Suzuki

    Voodoo disse...

    Bom dia jovem,

    Acabo de vir do bloga da Bandeiras,
    ela pergunta se vc não tem um
    empreguinho prá gente, é que aqui
    as coisas andam duras também.
    Vc deve está esbanjando energia,
    mas te cuida que trabalho demais
    stressa.
    Muitas saudades e um bj no coração.
    bjsssss

    Beatriz Prestes disse...

    Minha querida.....

    Existem tantas e tantas pessoas espalhadas por todos os cantos deste planeta, mas com toda a certeza deste mundo, se você não existisse, o mundo teria MUITO MENOS encanto!
    Sou apaixonada por este teu jeito luminoso, pela forma com que você encara a vida, pelo jeito que você se permite ser feliz, curtir detalhes, se entusiasmar com cada dia vivido.
    Minha flor, eu me sinto TÃO presenteada pela vida, por ter você como minha amiga, essa irmãzona companheira, que dá enorme encanto na minha vida tbém!
    Adoro ler teus momentos de vida, sentir a intensidade que você passa quando escreve cada palavra!
    Seja sempre esta Mary encantada, Mary vibrante, Mary doce, Mary feliz........e como muitos já disseram, esta MARY(vilhosa)!
    Amo você...amo te ler!
    Mil beijos e aplausos! Você escreve demais!
    Bea

    CrisBoro disse...

    Minha amiga, vir aqui é sempre um prazer imensurável. Como gosto de ler o que escreve. É como um filme, vou vendo cada detalhe do que nos conta.
    Imagino essas suas 3 jornadas não como um desafio, mas como um presente que Deus lhe deu. Ele sabe das suas necessidades e capacidade. Seu dom natural em enxergar o lado bom da vida, sua felicidade espontânea e esse seu amor à vida, só podia resultar em sucesso.
    Te admiro muito menina.
    Beijos querida e SUCESSO!

    nd disse...

    Oi menina !!!!! apareceu finalmente !!!

    Ah bom...o desaparecimento é por um bom motivo, trabalhar é ótimo. Não só pela necessidade de se ter dinheiro, mas preeenche algumas lacunas vazias na nossa vida.
    Eu gosto muito de trabalhar , o serviço doméstico nunca foi meu forte, faço, mas com restrições, preciso sempre de alguém para fazer o mais pesado.

    Bom, mas fiquei feliz por saber dos motivos, cheguei a pensar em doença ou coisa parecida.

    Boa Sorte como vendedora e nos outros tbm.

    Bjs
    Amo Vc.

    Zé Carlos disse...

    Olá menina querida... praticamente já falaram tudo Mary, eu admiro esta sua disposição e propósito de fazer as coisas como e quando você quer. Faltou uma coisa que ninguém ainda disse: Tinha que ser vc garota, uma brasileira, a dar o exemplo para tantos brasileiros que podem trabalhar mas não o fazem por pura falta de vontade, haja visto nossos governantes!!!

    Seja sempre muito feliz menina eu sei que a vida estará sempre lhe sorrindo, vc merece.

    Beijos, do teu amigo Zé

    FERNANDINHA & POEMAS disse...

    QUERIDA MARY, JÁ ESTAVA COM SAUDADES... BELÍSSIMO TEXTO... COMO DISSE O ZÉ, JÁ TUDO FOI DITO... ADORO-TE, UMA BOA SEMANA,
    FERNANDINHA

    Heduardo Kiesse disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Heduardo Kiesse disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Heduardo Kiesse disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Eduardo Santos disse...

    Olá! Cheguei através de blog amigo. Gostei do seu espaço, é uma comunicadora simples, afável, mas confiante naquilo que escreve e sobretudo com sentimento. Gosto das pessoas assim e do estilo. Parabéns pela imaginação, ter três empregos e dar boa conta de todos eles, não me parece coisa fácil, mas ainda bem que o consegue. Tive o cuidado de "conhecer os cantos à casa" do seu blog, parabéns sinceros e espero voltar. Obrigado.

    Anônimo disse...

    A TRAIÇAO É UM VENENO QUE MATA LENTAMENTE.
    LUPACA

    Anônimo disse...

    Adorei seu blog.
    Parabens pela escrita.
    Voce escreve muito bem!
    Beijos
    Fernando

    Anônimo disse...

    Este sol tão teu, Mary Ternura
    Ilumina tudo e todos onde estejas!!!
    Te Amo, viu... E o teu sol se
    faz em meu coração me brotando
    sorriso felizes, Linda Mary!!!

    Beijos, Amada...
    Muitos e um abraço bem apertadinho!!!
    Iza

    Wilma disse...

    Mary, que prazer eu sinto em aqui vir, mas nem se preocupe em visitar m/blog, porque eu também dps da morte do Michael fiquei meio decepcionada com alguns blogueiros q revelaram sentimentos que eu prefereria desconhecer. Mas falando do post, morri de rir em planejar a 4a.jornada, kkkkkk sei que foi uma brincadeira, pois posso imaginar como você deve está gostando mesmo de trabalhar com moda, vendas; até me fez lembrar de uma jovem senhora assim parecida com você nas lojas Rener, ela se destacava por ter muito mais idade que as habituais vendedoras, pelo bom humor, simpatia, áquele frescor de quem estava feliz por está ali segura de fazer um bom trabalho e ela me marcou tanto que na próxima ida a loja perguntei por ela mas ninguém soube dizer. E ela apenas fechou minhas compras para pagamento, mas marcou. Com certeza vc fará muito sucesso e quem sabe, possa ser uma "personal style" de celebridade quando tiver mais idade, rsrsrsrs aqui no Brasil há artistas que utilizam. Vou lá abrir o site sugerido. Beijos.

    Pé de Salsa disse...

    Querida Mary,

    Que bom "conhecer-te".
    Fico feliz por te saber tão de bem com a vida.

    Que tenhas muito sucesso e continues assim, lutadora, decidida, MULHER...!

    Beijos da Maria (Pé de Salsa)

    Miguel Eduardo Gonçalves disse...

    Uffaaaa!
    Relendo todas as tuas atividades, sim , relendo, porque delas já sabia, através do mural do Planeta, e daqui mesmo deste blog lindo e familiar onde passeio sempre... Se nunca o disse, agora o faço, parabéns, Mary.
    Promessa cumprida, obrigado, anotei a tua passagem pela Central da Poesia, com satisfação imensa, como não poderia deixar de ser, lá está uma extensão de mim, dedicada com muito carinho aos amigos.
    Bjs., Miguel-

    Anônimo disse...

    Olá cunhadinha,
    Bom te ler,que bom que está com este folêgo todo com esta tripla jornada...só de ler fiquei arfando....kkkkk
    Tudo que a gente se propõe a fazer, e faz bem feito,com carinho, tende a dar certo.Com sua simpatia e"brasilidade",por certo daqui a pouco estará entre a que mais vende(não sei se aí tem este tipo de concorrência).
    Muita luz e paz!Beijão
    Te

    Lainha disse...

    Amiga querida!!!
    Que saudades tua.
    Realmente vc é uma rocha, uma máquina!!!Rsrsrsrs
    Mas o que importa é estar feliz fazendo o que a vida te deu de oportunidade.
    E EU, Lainha, acho que garra aí não falta!!!
    Bjão amore e se cuida.

    ~*Rebeca*~ disse...

    A crise está tirando o tapete de quase todo mundo, não é!?! Então está explicado o porquê do sumiço. O importante é estar bem com o rumo que a vida levou. Mary, agradeço os elogios e eu entendo perfeitamente que quando começamos a ler as coisas de Rebeca não dá pra parar! Quando tiver uma pausa entre todos os afazeres apareça!

    até mais.

    Jota Cê

    Pena disse...

    Adorável Amiguinha:
    Fico feliz por si. Tem uma dinânima de sensibilizar e encantar.
    Os meus parabéns sinceros. Adorei o Post e o seu conteúdo, uma princesinha plena, repleta de bom gosto e requinte no que faz, terna e fabulosamente.
    Beijinhos do tamanho do mundo e felicidades. Merece por completo. Pela pureza e carinho como efectua o que sente e ama fazer.
    Sabe, que é muito linda? Posso ver na foto.
    Excelente!
    Maravilhado e fascinado pela ternura como "conduz" a sua vida de sonho e de ouro puro...

    pena

    OBRIGADO pela sua ímpar simpatia comigo. É uma honra.
    Bem-Haja! E imenso sucesso na vida, é o que lhe desejo com franqueza e intencionalidade amiga.
    Adorei, o seu brilhante e terno Post delicioso e maravulhoso.

    TheGuitarPlayer disse...

    Interesting :D

    Franklin Catan disse...

    Adorei o seu blog, os textos, a música de fundo, as fotos... Realmente você está de parabéns, e já não tem como não seguir você estarei sempre aqui que possível um grande beijo até mais!

    Sonia Pallone disse...

    Aqui os textos têm vida e os sentimentos fluem, à flor da pele... Beijos querida.

    Retalhos de Amor disse...

    Mary Ternura,
    Aqui estou novamente...
    Vim dizer-te que tem selinho pra
    ti lá no meu Retalhos... Com todo
    meu carinho, Amada!!!

    Beijos, minha Amiga...
    No teu coração!!!
    Iza

    Wilma disse...

    Oi Mary, relendo s/coment, vim aqui agradecer as lindas palavras, a recíproca é verdadeira. Sabe? eu já pensei certa vez num dos seus posts que mostrava sua varanda virada pra um jardim/floresta, penso que é de sua casa, e fiquei imaginando se não poderia em vez de está aqui na tela, estivesse ao vivo...acho q comentei na época, tão lindo achei o lugar. Desejo que esteja arrasando aí nas vendas!!! Beijos.

    Franklin Catan disse...

    Obrigado você, espero que me visite mais vez, a cada hora que entro aqui... e escuto essa música me da uma saudade tbm..!!
    Um grande beijos até mais!

    Unknown disse...

    Mary.

    És uma mulher de armas!

    E está tudo dito.

    És uma vencedora.

    Bjnhs

    zezinhoMota

    Anônimo disse...

    MARY

    Azulesce a lonjura
    Amizade que é sincera
    É no teu gesto
    No sorriso farto
    Que residem suaves
    Jóias de quem vê
    Com olhos de flores
    Quando o sopro do novo dia
    É só regado de amor
    E sempre alegria

    Bjs pra ti e a todos daí,
    Miguel Eduardo Gonçalves

    Anônimo disse...

    Estou sem palavras Mary!!! :)
    Como se consegue no País onde vive arranjar emprego com essa facilidade numa idade menos jovem? Aqui em Portugal, nem para os jovens quanto mais aos 48 anos (minha idade). Se alguém tem o azar de ficar desempregado, muito dificilmente consegue 1 emprego, quanto mais 3.
    Só lhe desejo toda a felicidade do mundo e que tudo continue correndo bem. Você merece... mulher de armas :)

    Beijinho para si