20 agosto 2011



(clique nas fotos para amplia-las)

A MENINA QUE MORA EM MIM


Com passar do tempo, sinto que ando querendo tudo meu com mais qualidade.
Desde o levantar, ate escovar os dentes, lavar meu rosto, e descer para fazer meu café.
Sorrio para o espelho, independente do rosto que vejo. Já passei daquele tempo em que eu dizia para mim mesma: "Nossa, vc esta feinha hoje"... rs

De hoje em dia eu estou sempre linda. Isso porque Deus, na sua Sapiência, nos tira um pouco a visão, para esses detalhezinhos. Então tudo que vejo é meu sorriso.
Desço para preparar meu café, mas antes, eu paro na janela de vidro da sala que da para o Lago. Tudo sem pressa. Faço uma prece rápida, e agradeço a Deus pelo meu dia.
Faço então meu Café Caboclo (eta cafezinho bão!) e fico a esperar o Roque descer para tomarmos café juntos. Esse momento para mim sempre e especial e importante. Ver que estamos repartindo mais uma vez um café da manha.

Sei que essas palavras parecem tão comuns, e tão rotineiras, não é mesmo? Um acordar de mais um dia, um café da manha...mas para mim é de extrema importância.
Vou nos meus passos sem pressa, preparo nossos lanches para o almoço. Vou então ver meus emails.
E quando o Roque sai, subo para arrumar. E essa arrumação todo dia demora muito. Porque sou vaidosa. Porque sempre fui vaidosa. E gosto de me arrumar, de me sentir bem numa roupa. Lavo o cabelo todo dia (reclamação constante do Roque pelo barulho do secador de cabelo), fico a procura do meu perfume. Da blusa que combina com a calca tal... da sandália, das bijuterias.
Sim, sou mulher. E não abro mão disso.

Pego meu carro e saio. Lenta. Já não tenho aquela pressa de antes, querendo engolir as avenidas. Não! Saio mais cedo. Algumas vezes faço o caminho mais comprido. Quando paro num posto de Gasolina conhecido, vou comprar café Então ouço: "Oi Maria, bom dia!" Aquele mesmo homem, com o sorriso estampado no rosto. Atende os fregueses com uma alegria, como se todos os dias fossem os mesmos. E são!

Sem pressa sorvo um gole do meu café pretinho... e sento um pouco em meu carro para ouvir um CD do Hélio Ribeiro. Lembram desse programa? Eu me emociono tanto ouvindo-o falar, pensar que ele não esta mais aqui, mas um disco gravou sua voz. Então ele começa a traduzir a musica "My Way" do Frank Sinatra. Depois, começa a dar aqueles conselhos tão positivos, e na minha cabeça volta aquele tempo de São Paulo. Avenida Paulista. E a moca do karmanguia vermelho (lembram?). Aquela moca que ele sempre se referia a ela, como se a visse no caminho todos os dias.
Que tempo delicioso! Quanta saudade!



Entre um gole e outro do café, caio na realidade do meu dia. Ainda faltam quinze minutos. Então dirijo lentamente para o meu trabalho.
Lá eu encontro os rostos tão conhecidos, cada um com sua personalidade, seu jeito, cada um enriquece meu dia de alguma forma. Um comentário, um riso, uma piada, uma informação Chego na minha mesa...e ali vai começar minha rotina... essa rotina que amo e não troco por nada desse mundo!

De repente alguem me faz rir...




Eu amo minha vida.
Amo o que represento para cada uma das pessoas que me relaciono diariamente. Como e interessante ver como as pessoas nos vêem.

Amo meus amigos!



Eu não era assim, com tanta sede de viver como agora.
Por mais positiva que fosse, por mais alegre (e isso eu sempre fui), eu mudei. Mas mudei para melhor.
Valorizo cada pequeno instante de minha vida. E agradeço.

Ontem, lembro que estava chegando em casa, e balançando meu chaveiro, fiquei a procurar a chave de casa. E a simples visão da minha chave prateada, da fechadura da porta da minha casa, me deu aquela sensação de segurança e felicidade. Parei por uns instantes olhando aquela chave. E antes de abrir a porta olhei para o lago. E para as plantas. E para o céu E agradeci.
Adoro cuidar do meu jardim!



Minha casa, meu lugar tão querido e seguro, e aquela chave tem o poder de me fazer entrar no meu paraíso Sorri para mim mesma.



Meu paraíso particular, onde na entrada já tiro meus sapatos.
Olho para minhas plantas em cascata caindo na parede da sala. Tudo tão meu, tudo tão nosso.



Envelheci. E de uma forma muito pitoresca.

Já estive nas portas de uma cirurgia plástica. Já estava tudo marcado, e no penúltimo dia eu desisti. De repente descobri que não queria mais mudar. Tudo que eu queria era continuar sendo eu mesma. A olhar no espelho com a deficiência de meus olhos, pelo tempo, e me ver assim, perfeita.
Porque a verdade é que a perfeição esta no sentir. A beleza esta no mover-se, no sorrir, no dar-se.
Acho que odiaria ver meu rosto puxado ou mudado. O medo da perda da minha identidade.

Hoje sou mais feliz. Na aceitação nas marcas de meu rosto, da perda daquele viço da juventude. Ainda me visto como jovem, e procuro roupas nas lojas de adolescentes. Mas acho que o que visto, reflete essa menina que sempre vai morar em mim.


Mary Fioratti


7 comentários:

Pena disse...

Estimada Amiga:
"...Eu amo minha vida.
Amo o que represento para cada uma das pessoas que me relaciono diariamente. Como e interessante ver como as pessoas nos vêem..."

Um belíssimo texto que encanta e fascina, com a sua preciosa assinatura.
Escreve com pureza e beleza o que vai em si de forma soberba e perfeita.
Bem-Haja, pela amizade.
MUITO OBRIGADO pela ternura expressa no meu blogue.
Beijinhos de parabéns por este texto de pureza e beleza de si.
É um hino às pessoas e à vida.
Com respeito, estima e consideração pelo seu valor literário imenso.
Sempre a admirá-la

pena.

Linda.
Adorei.
Bem-Haja, notável amiga sublime.

Poemas e Cotidiano disse...

Oi Pena!
Que saudade de voce e de seus comentarios tao personalizados...
Beijao carinhoso!
Mary

Nilson Barcelli disse...

Tu não és bonita...
És lindíssima !!!
Acho que foi uma boa opção não teres feito a plástica... tu não precisas... estás a envelhecer com enorme elegância, não só no rosto como também no corpo.
Essas pequenas rugas só te dão encanto... eu gosto da tua cara...
Querida amiga Mary, tem um bom fim de semana.
Beijo.

Nilson Barcelli disse...

PS:
Tens fotos neste blog (e no outro) com muito bom gosto.

Poemas e Cotidiano disse...

Oi Nilson,
Obrigada pelo seu carinhoso comentario.
Beijos
Mary

Geraldo Maia disse...

Olá Mary,
Muito tempo já se passou desde a época do meu antigo e pequeno site da geocities em que fiz amizade com muitos poetas.
Entre estes poetas estava você que me enviou um poema que esteve em minha página.
Agora estou as voltas com dois novos blogs na medida do possível.
Um deles é um pouco antigo "Natal Images" feito logo após o término do site da geocities e um outro mais recente e com uma temática toltalmente voltada para assuntos de religião e principalmente A VIRGEM MARIA.
Bem este é o pequeno histórico desde nosso último contato.
Você sempre foi uma poeta extremamente interessante, inteligente e bricalhona em muitas ocasiãos.
Gostaria que se fosse possível você se dignasse novamente a visitar este hulmide espaço o que será motivo de muita alegria.
Geraldo, (teu amigo brasileiro)

Albano da Ponte Soares Ferreira disse...

Aqui, eu li uma bela Alma que encanta, porque ela canta alegremente a Vida.

Beijinho