08 novembro 2007



REESCREVENDO A VIDA





Voces se lembram daqueles labirintos que a gente pegava uma caneta e comecava a traçar caminhos, até achar a saida?




Comparo sempre esses joguinhos com nossa vida.
Existem muitos caminhos para seguirmos. Eles se desenham em frente de nós como verdadeiros labirintos. Paralelos, perpendiculares, várias entradas e saidas, largas e estreitas,umas longas, outras curtas.

No papel, pegamos a caneta e começamos a traçar linhas e a chegada é sempre o final do jogo.

Fazendo uma analogia, assim nao é a vida?

Deus desenhou nossas imagens projetando-as nesses labirintos. E com seu lápis vai traçando as linhas do nosso aprendizado. Vamos então virando as esquinas, algumas vezes devagar, outras mais depressa.
Muitas vezes escolhemos caminhos errados, e voltamos a procura do ponto de partida.

Perceberam que muitas vezes nao conseguimos? Assim como palavras proferidas e marcadas, nossos atos tambem, sao marcados nos sulcos desses labirintos.

Quantas vezes voces nao olharam para si mesmos, e pensaram: "Se eu pudesse, faria isso tudo de novo".
Eu já pensei tantas vezes!

As vezes que voltamos (quando dá para voltar...) para tentar acertar o final do jogo, percebemos que esse final não é mais aquele que brincávamos no papel. Mas sim, a nossa VIDA.

Existem oportunidades que sao unicas. Caminhos que não poderão mais ser explorados. Isso não dá uma tremenda sensacão de impotência?

Assim é a vida.

As vezes fico a olhar os caminhos que percorri. Os erros que cometi. Tudo que hoje aprendi. E tenho vontade de pegar a folha da minha vida, e com o lapis, percorrer esses meus labirintos que se foram.

Nao acho que a vida deveria ser somente de acertos. Mas ha erros gigantes que nao podem ser corrigidos.

Uma vez lemos uma historia de um mecanico que trabalhava na Boeing. Ele trabalhou durante 45 anos e nunca cometeu um erro. O dia que cometeu, o aviao caiu, e morreram 104 pessoas.
Entao aqui em casa, quando falo para meu marido que cometi um erro (ou vice-versa) sempre perguntamos para o outro: "Tem jeito, ou é um erro Boeing?"

Como gostaria de reescrever alguns pedacos de minha vida!

Aqui listo algumas coisas que gostaria de ter reescrito:

1) Ter sido mais paciente
2) Mais compreensiva
3) Ter escutado mais antes de ter tirado conclusoes
4) Brincado mais com minha filha
5) Em certas epocas, ter dado mais importancia ao meu trabalho do que a minha familia.
6) Nao ter julgado tanto pessoas em situacoes que depois eu mesma passei
7) Entender que ha certos momentos da vida que pessoas enfrentam problemas e nao querem opinioes: so precisam ser ouvidas.

.... e tantas outras mais.

Sei que nao existe outro modo de aprender, a nao ser errar a saida desses labirintos.
Sei que cresci, devido a esses erros.

Nao queria ter acertado tudo: teria sido muito monotono.

Nao acredito que eu tenha feito "erros do Boeing"... (ainda).

A vida é de uma fragilidade absoluta.

Queremos passar tanto aos nossos filhos esse nosso conhecimento. No entanto temos que deixá-los voar. E ficar assistindo as quedas. E colocando curativo nas asas.

Como Fernão Capelo Gaivota:

"Aqui será a areia fina...a falésia...onde, entre voos, pousarei para descansar e meditar, depois voltar a voar entre o azul do mar e o azul do céu."



O que somos aos nossos filhos, nada mais do que .... a falésia?






®Mary Fioratti

6 comentários:

Anônimo disse...

Ol� e linda tarde minha amada Mary
Nossa!! �s vezes sumo do mapa, n�o � rsss
Correria total e estou na reta final para terminar este ano de 2007. Logo estarei meio folgada em f�rias (por conta pr�pria).

Que linda esta can�o! E acompanhada desta imagem... tudo muito perfeito e relaxante para a alma. Amo vir por aqui visit�-la e deixar meu carinho. Perd�o pela aus�ncia �s vezes.

Beijo no cora�o e lindo final de semana... Sil

PS: Senti vontade de postar um de seus belos textos. Posso? rsss
Obrigada....

Zé Carlos disse...

Mary, e coloca labirinto nisto !! rsss
Mas sabe que se não fosse assim não teria graça?
Beijão do ZC

Amaral disse...

Tens toda a razão, Mary, e o teu exemplo é feliz!
O final está assegurado, disso não tenhamos dúvidas!
Por isso, não há que recear o insucesso do plano de Deus!
Muitas vezes, pensamos: “Mas... se o Diabo controla tantas vidas... será que o “combate” que trava com Deus tem hipótese de sair vitorioso?”
Só com um sorriso imaginamos tal coisa!
Um Criador permitiria a existência de “algo” fora de Si a fazer-Lhe frente?
O teu labirinto, Mary, é como a vida de cada um! Temos mil e um caminhos para escolher. Só que todos têm a mesma saída final!
E mais: todos os caminhos propõem experiências diferentes, todas elas perante situações e circunstâncias já criadas desde sempre!
Nada está por criar, porque tudo está gravado qual CD cósmico infindável.
Não creio que a vida seja frágil...
Acho que a vida contém toda a perfeição possível, desde as coisas inanimadas aos infindáveis resultados saídos dos sentimentos do ser humano...
No absoluto, a Vida simplesmente É.
Na vasta planície terrena, a vida agita-se em vibração contínua, na senda criativa de experienciar, cada vez da maneira mais sublime...
Os teus “erros” não foram erros.
Os teus “erros” foram degraus que subiste, foram caminhos que percorreste no labirinto, na procura de novidades, desconhecendo, entretanto, que a porta de saída era a certeza mais “certa” que tinhas nesta aventura!!!

mjf disse...

Olá!
Passei por aqui e fui entrando sem me apresentar...
Gostei do que li
Voltarei ( se mo permitir)
Boa semana

Jéssica disse...

Ufa, pus em dia a leitura por aqui. Tudo muito lindo, imagens, textos, música. Nossa, qta ternura, sentimento à flor da pele. Doce Mary, vc é linda dimaisdaconta...rs...

Sempre fui ruim de labirinto.

Beijo*.*

Anônimo disse...

Minha doce amiga do coração de ouro! Que post mais terno, mais nostálgico, mais lindo! Uma metáfora preciosa do labirinto e da nossa vida. Tens razão, meu anjo, ao dizer que aprendemos muitas vezes através dos erros, e acredito que essas sejam as lições mais preciosas que podemos ter. Acredito que todos nós, de alguma forma, gostaríamos de (re)escrever alguns trechos de nossa história de vida, mas devemos nos dar por felízes de não cometermos erros do tipo 'Boeing'.

O teu poema AS MANHÃS FORAM FEITAS PARA AMAR é de uma sensualidade tão terna! Lindo de viver! Delicamente delicioso! Adorei!

Deixo-te milhares de pétalas para perfumar tua semana, um superbeijo nesse teu coração tão doce, e todo o meu carinho, amiga querida!