09 dezembro 2007



TEMPO DE NATAL E NOSSA COLEÇÃO DE LEMBRANÇAS





Gosto de enfeitar minha casa para o Natal. Os enfeites são antigos, e nunca mudam. Esta arvore minha sogra me deu de presente quando esteve aqui. Na verdade, não é uma arvore de natal, mas eu a enfeito com bolinhas todos os anos, e coloco luzinhas. Gosto de ve-la no cantinho da minha sala.

Esses enfeites de parede, sao de uma loja que tudo custa $1 dolar. Na verdade, eu aprendi ir la com minha filha. Ela tem paixão por essa loja. Coisas de adolescente.
Minha casa tem pequenos enfeites, mas todos com um grande significado para mim. Não sou muito de "marcas", nem de lojas chiques. Acho que ja deu para perceber que sou brega (risos). Mas gosto de tudo que me apela os olhos.
Por exemplo, esses peixinhos:



Uma vez eu vi numa revista de decoracão, dois peixinhos assim, ao lado de um quadro na parede. Os peixinhos lembro, eram carissimos.
Um dia vi uma "copia" desses peixinhos numa loja muito popular aqui. Tipo assim, "Lojas Americanas" no Brasil (K-Mart). São de plastico. Comprei-os na hora. Cheguei em casa, e os pendurei na parede, ao lado de um quadro que tenho.
Então meus impulsos sao assim, e depois me trazem lembranças quando os vejo. E satisfazem meus olhos.

Nao tenho técnicas de decoracão. Acho que o gostoso e entrar em nossa casa, e ver tudo de acordo com o que a gente "sente".
Decorar para mim, é como se eu estivesse criando um pouco da minha historia e da nossa familia em paredes e cantos da casa.
Acho lindo esses filmes em que as pessoas entram em um ambiente e fixam os olhos em um objeto, e de repente como um filme atraves de seus olhos, surge uma história.




Em 1985 uma americana que trabalhava na mesma cia. que o Roque, foi ao Brasil, e ele levou-a ao Embu para comprar artesanato. E me apaixonei por esse quadro. Ele estava jogado num canto, e quebrado atras. Tem algo nesse vaso que me encanta. Essas duas rosas, o copo de vinho vazio, e uma pauta de musica... parece um livro de historias. Um quadro nostalgico. Parece que a pessoa que o pintou, colocou ali um pouco de sua vida.
As borboletinhas do lado minha amiga Noely me presenteou.

Toda vez que comeco a tirar meus enfeites de Natal parece que desenterro muitas lembranças. Lembranças que nao sao especificamente de Natal, mas que essa epoca do ano ressurgem.

Aqui vai uma foto de um Natal na casa de meus pais, eu e meu irmao, nem sei em que ano era...como estou "mocinha"... (risos). Ao lado do meu irmao, a arvore de natal com os presentes de amigo secreto.



Vamos buscar minha filha na 6a. feira depois dos exames da Faculdade. E com ela vem tambem muitas outras lembranças. Em seus olhos pretinhos enxergo um pouco da sua infancia com meus olhos de mae. Tenho vontade de tomá-la nos bracos, mas lembrando que ela é uma adolescente a embalo com meus olhos.

Assim é a vida. Uma sucessao de "recortes", que vamos pregando naquele Livro.
E com os lapis de cores de nossa alma vamos colorindo os desenhos de nossa vida como criancas com seus livros de colorir.

É a pintura feita por Deus de nossas vidas. Como Ele faz da natureza:






®Mary Fioratti

12 comentários:

Unknown disse...

Mary, querida amiga quero compartilhar contigo um momento muito feliz nas minhas poesias...

Que continues a seres quem és nesta passagem pelo Universo da Vida.

Boa semana.

Bjnhs

ZezinhoMota

Kafé Roceiro disse...

Ôba,

até que enfim, acho que vou conseguir comentar. Nosso amigo Zé Carlos me ensinou um macete. Esse lugar tá bunito que tá pro Natal, hein? Muito astral. Deixo um beijo com muitas saudades dos amigos lá na roça.

Inté!

Anônimo disse...

Penso tanto como tu minha querida!
Cada coisa que tenho tem um valor sempre especial para mim. Gosto de guardar tudo, pois tem sempre algo para "contar"!
Uma vez a minha irmã disse-me, quando veio a primeira vez a minha casa em Lisboa, que a casa nota-se bem que é minha, que moro lá! Tem o meu cheiro, o meu jeito, o meu estilo! :)

Acho que a vida tem que ser bem aproveitada assim! :)

Bonitos os enfeites da tua casa!

Beijinho bem grande no coração*

Amaral disse...

Natal mágico, o teu, Mary!!!
Todo o teu blog respira a saúde do verdadeiro Amor!!!
A tua casa, o teu aconchego, o teu sorriso - pedaços vivos dum coração que se quer repartir, doando aos outros a alegria que sentes transbordar de ti...
Podes não ter "técnicas de decoração", mas tens a técnica que é o dom dum ser de luz! Fazes sorrir com a tua simplicidade e fazes erguer entusiasmos com o testemunho vibrante dos teus "recortes", dos teus "pedaços", da partilha expontânea que é a tua própria "natureza"!...

Rosa Maria disse...

Mary

Eu também sou assim, olho para as coisas com nostalgia, porque me recordam coisas do passado.
Tudo para nós tem significado!
Essa foto na verdade mostra bem como a natureza é a maior artista que existe.

Beijinho

O Profeta disse...

E já cheira a natal na tua casinha, oxalá que a magia do natal fique a morar o ano inteiro contigo...

Doce beijo

somentebia disse...

Estou aqui há alguns minutos procurando as palavras certas para comentar esta e a anterior postagem tua...

Mas que palavras seriam as 'certas' para traduzir a emoção que nos assalta ao ler textos de tanta doçura e ao ver imagens que são tuas lembranças, mas que também suscitam as nossas...

Então, sem palavras, mas inundada de ternura, saio devagar, assim como entrei... mas atrás de mim ficam as pétalas e os beijos que te dirão do meu carinho, amiga querida, anjo de bondade e de coração tão lindo!

somentebia disse...

Estou aqui há alguns minutos procurando as palavras certas para comentar esta e a anterior postagem tua...

Mas que palavras seriam as 'certas' para traduzir a emoção que nos assalta ao ler textos de tanta doçura e ao ver imagens que são tuas lembranças, mas que também suscitam as nossas...

Então, sem palavras, mas inundada de ternura, saio devagar, assim como entrei... mas atrás de mim ficam as pétalas e os beijos que te dirão do meu carinho, amiga querida, anjo de bondade e de coração tão lindo!

Menina do Rio disse...

A decoração está linda, minha amiga!
Não tenho esse hábito de fazer Natal, mas acho lindo.
Um beijo pra ti

Saramar disse...

Mary, aqui está tudo muito lindo para receber os amigos, os seus devotos (como eu), para nos agradar.
Eu sabia que seria assim.
Aliás, eu que já sei que você é um anjo (não vou contar para ninguém), imaginei que no naal, você não consegueria mais se fingir de gente (rssss...).
Pronto, tuodo mundo já sabe: temos um anjo entre nós.

beijos, querida e muitas saudades.
Ando tão desaparecida, mas, por favor, perdoe-me. O trabalho, nesta época, toma todos os meus minutos.

Obrigada.

beijos

Zé Carlos disse...

Mary querida - nosso anjo - e quando Sara diz, ninguém desmente.
Boa viagem amanhã a Toledo e depois dê notícias...
Beijão do Zé

Simone Pinheiro disse...

Mary querida!
Que saudade!!!
Como é bom sentir você assim, tão pertinho do coração.
Que Deus abençõe tua linda família e que o ano novo chegue trazendo muita paz, saúde e muito amor.
Um grande beijo desta amiga que te traz no coração
Simone